Vida Financeira sem Limites

Vida Financeira sem Limites

TEMA: VIDA FINANCEIRA SEM LIMITES

Texto Básico: 1 Crônicas 4:9-10 “Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.”

Meu amado filhinho na fé, eleito do Senhor, pedras que vivem.

 

Há um fato bíblico importante a ser considerado quando falamos sobre administração de finanças. Jesus é o maior conselheiro financeiro que já viveu sobre a Terra. A Bíblia Sagrada, o Livro por Excelência, é o maior manual de finanças que já foi impresso em toda a história da humanidade. Isso é interessante. É um fato importante.

Quando aprendemos a lidar com as questões financeiras, à luz da Bíblia, na realidade, estamos mostrando que estamos preparados para que o Senhor crie uma grande explosão de prosperidade, e a nossa vida possa ser uma vida sem limites, em termos financeiros. Tu crês nisso? Então, durante este Recado, que o Senhor abra as janelas dos céus e que derrame bênçãos sem medida sobre a Igreja. Recebe essa Palavra!

Sempre que estamos tratando desse assunto o Espírito me reporta a Deuteronômio 6:10-12 “Havendo-te, pois, o SENHOR, teu Deus, introduzido na terra que, sob juramento, prometeu a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, te daria, grandes e boas cidades, que tu não edificaste; e casas cheias de tudo o que é bom, casas que não encheste; e poços abertos, que não abriste; vinhais e olivais, que não plantaste; e, quando comeres e te fartares, guarda-te, para que não esqueças o SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.”

Deus está dizendo que vai fazer essa “explosão” de prosperidade, mas não devemos esquecer de onde viemos. Porque o Egito, na Bíblia Sagrada, tipifica a servidão, a escravidão, a pobreza, a miséria, o desajuste de vida, a incompatibilidade com a vida. Deus quer que nós não esqueçamos disso. Somos o que somos porque Deus nos fez assim. Lê Efésios 2:8.

Vamos compartilhar sobre a oração de Jabez. Porque essa oração tem algo muito importante, muito forte, muito estimulante para a nossa vida. Quem era Jabez? Diz em 1 Crônicas 4:9 “Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz.”

Jabez já nasceu com um estigma em sua vida: Todo mundo dizia que ele era Jabez, porque fez a sua mãe sofrer. Era uma pessoa que, para a sociedade, levaria o resto da vida cheia de complexos de inferioridade, de espírito de acusação, de culpa. Porém, ele acreditava que o Deus de Abraão, Isaque e Jacó era real.

Jabez, o filho das dores, sinônimo de sofrimento, de repente, acorda para uma realidade: Ele sabe que o Deus de Israel, que é o nosso mesmo Deus, teria a capacidade de tirar o estigma de sofredor, e fazer dele um grande homem.

Diz 1 Crônicas 4:10 “Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.” Deus lhe concedeu o que havia pedido. Eu amo a Deus por isso!

Mas, antes da oração, quero falar um pouquinho sobre este estigma, porque ele era o filho das dores. Ele cresceu com esse estigma do sofrimento. Eu sei, por experiência própria que, quase todas as pessoas conhecem o significado das palavras: dor, sofrimento. Há, certamente, agora, alguém lendo este Recado que teve um sofrimento terrível por causa de um divórcio, porque foi traído pelo marido ou pela esposa. Eu sei que há pessoas que sabem o que é a dor e o sofrimento porque passaram por uma falência empresarial. Eu sei que há pessoas que sabem o valor e o significado do sofrimento porque os seus sonhos foram por “água abaixo”, porque foram traídos pelo melhor amigo, ou por causa de uma tragédia que veio sobre a sua vida, ou porque, de repente, a pessoa se sentiu rejeitada. Outros sabem o significado da palavra sofrimento porque foram abusados sexualmente, quando eram crianças. Outros sabem o significado da palavra sofrimento porque foram manipulados por uma mãe ditadora, por um pai estranho. Outros sabem o significado da palavra sofrimento porque tiveram crises de saúde por anos, anos e anos. Então, as palavras dores e sofrimento parecem que estão muito ligadas aos seres humanos.

Jesus também foi o retrato do sofrimento. Porque diz no Livro do Profeta Isaías 53:3 “Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.”

Jesus foi odiado por uma minoria. Ele sofreu dores por causa de um governo de opressão, de Roma. Ele passou problemas por causa de perseguições de líderes religiosos. Ele viu Pedro dizer: “Eu não conheço esse homem.” Ele viu Judas vendendo-O por trinta moedas de prata. Parecia, na realidade, que esse quadro era irreversível. Ele viu a morte, foi levado ao túmulo. Mas, Ele reverteu essa situação porque ressuscitou! E Ele nos passa o grande segredo da vida: Ele transforma tragédias em triunfos! Ele pode transformar a tua tragédia num triunfo maravilhoso! Ele transforma pessoas que tiveram perdas em ganhadoras. Lê Filipenses 3:13.

Quando estamos falando em vidas financeiras sem limites, estamos falando em avançar. Mesmo que tu tenhas chegado a uma dor profunda de perdas, sabe que Deus estabelece um alvo em tua vida. Há uma vida para viver. A vida é uma estrada longa. A vida é uma batalha. A vida não é um quarto de dormir, de descanso. A vida é uma escola, não é um cemitério. Vamos em frente, irmão! As adversidades serão vencidas, as barreiras cairão, os ressentimentos cessarão. Jesus disse: “Eu nunca te deixarei. Eu nunca te abandonarei.” Lê Hebreus 13:5.

Por isso, podemos dizer conforme Paulo disse aos Romanos 8:37 “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” Então, a Bíblia diz que somos mais do que vencedores.

Paulo diz em 2 Coríntios 4:8-9 “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos;”. Glória a Deus!

Vamos voltar a Jabez. Lê 1 Crônicas 4:10.

Jabez quis. Portanto, é preciso querer. Jabez creu e é necessário crer, que é possível viver uma vida sem limites, uma vida de abundância, de milagres, de fé, de vitória.

Por que digo isso? Porque a minha Bíblia e a tua Bíblia dizem, preto no branco: “Nada é impossível ao que crê.” Se tu tens vivido de sofrimento do teu passado, ou se no presente tu estás sofrendo, pensa: Há um futuro promissor. Há um bom futuro para ti. O nosso passado passou definitivamente. Hoje é o melhor dia das nossas vidas. Lê o Salmo 126:5-6.

Mostra Jó 36:11 “Se o ouvirem e o servirem, acabarão seus dias em felicidade e os seus anos em delícias.”

Não vamos acabar os nossos dias dentro de hospitais. Não vamos acabar os nossos dias “atirados” num lugar para idosos. Vamos acabar os nossos dias em delícias celestiais. Lê Jeremias 29:11.

Mostra a Palavra em Isaías 45:2-3 “Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro; dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.” Glórias a Deus! Lê o Salmo 35:27.

Vamos voltar a Jabez. Lê 1 Crônicas 4:10.

Então, é muito interessante pensarmos no que Deus pode fazer. Jesus é a Luz do mundo, é o Vencedor da morte, é o Leão da Tribo de Judá, é o Rei de reis e Senhor de senhores, Ele vive, está vivo. E, porque Ele vive, nós vivemos também. Vivemos uma vida sem limites. Se a morte não limitou Jesus, a vida não pode nos limitar. Temos a promessa de que vamos viver em uma Nova Terra, numa Nova Jerusalém, num novo corpo glorificado, perfeito, um corpo sem limites. Mas, não quero apenas isso para o futuro. Jabez tinha razão. Ele disse: “Senhor, Tu podes fazer isso.”

Deus pode realizar o meu sonho, o teu sonho, o nosso sonho. Deus pode alargar as nossas fronteiras porque para o cristão da Graça de Deus, não há limites.

Vejamos a declaração de que não há limites! Salmo 23:1 “O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.”

Não faltará amor na nossa vida, porque Deus é amor. Não faltará paz, porque Ele é o príncipe da paz. Não faltará cura, porque pelas Suas Chagas fomos sarados. Não faltará poder, porque o nosso cálice transborda. Não faltará estabilidade, porque Ele é a Pedra Angular da nossa vida. Não faltará honra, porque Ele nos dá dupla honra. Não poderemos ser derrotados, porque Ele é a nossa vitória. Ele é a nossa Torre Forte. Ele dá ordens aos Seus Anjos. Ele disse que não faltará nada. Não pode faltar prosperidade. Aleluia!

Ele diz no Salmo 37:25 “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão.” Isso é para mim, isso é para ti.

Lê novamente 1 Crônicas 4:10.

No Antigo Testamento, o povo judeu tinha um compromisso muito grande com “o abençoar”. Porque, “abençoar” era compartilhar do poder sobrenatural de Deus, pela palavra de alguém, delegado por Deus, com autoridade dada por Deus. Então, quando um sacerdote, um profeta dizia: “Eu te abençôo”, era “impartido” sobre a vida da pessoa aquilo que nós chamados a Glória de Deus.

No Novo Pacto de melhores e superiores promessas, temos o Espírito de Deus e somos os sacerdotes. Então, podemos começar a proclamar, exatamente, como Davi proclamou, como Jabez proclamou: “Nada me faltará.”

Agora, a tua palavra pode mudar a tua vida, pode mudar a tua família. Tu tens autoridade para isso. Ninguém pode roubar a bênção que o Deus de Abraão colocou na tua vida. Foi nos dada por Deus! Lê Gálatas 3:9.

Revela Provérbios 10:22 “A bênção do SENHOR enriquece, e, com ela, ele não traz desgosto.”

Portanto, é hora de proclamarmos a bênção financeira de Abraão sobre todos nós. É nosso direito.

Jesus disse em Mateus 7:11 “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?” As promessas de Deus estão cheias de provisão. Lê 2 Pedro 1:2-3.

Diz em 2 Coríntios 9:8 “Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra,”. Deus pode! Teremos sempre e em tudo! Sempre! Em tudo!

Podemos viver uma vida sem limites. Uma vida espiritual, emocional, física, material, financeira sem limites! Por isso, a Bíblia diz que nada nos faltará! E, quando tu dizes isso, diz Isaías 55:11 “assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.”

Quem é o Avalista da nossa vida? É Jesus. Lê Mateus 24:14.

Então, quando Jabez orou, ele sabia que tinha potencial. Ele sabia que não poderia ser estigmatizado. Ele sabia que tinha autoridade para pedir. Ele sabia que a Palavra de Deus é tremenda. É o Poder dos Poderes. Quando a Palavra de Deus diz alguma coisa, crê. Nós podemos ser o que a Bíblia diz que podemos ser. Nós podemos fazer o que a Bíblia diz que podemos fazer. Nós podemos ter o que a Bíblia diz que podemos ter. Nós podemos dizer o que a Bíblia diz que podemos dizer. Se Deus diz, é verdade absoluta.

A Palavra de Jesus é o Espírito de Profecia. Então, quando tu estás lendo a Palavra, Ela tem Espírito de Profecia. O Espírito Profético está sobre a Igreja! Não é um espírito humano; é um Espírito Profético.

Ouve o que o Espírito da Profecia vai te dizer, por favor. A verdade é que muita gente ouve a Palavra e entra por um ouvido e sai pelo outro. Ela não entra no ouvido e vai para o coração. Por causa do passado, por causa de experiências duras, deixam que a vida, em vez de ser uma missão, seja um cemitério.

Agora, faço-te duas perguntas: Tu sabes a quem Deus respeita? Tu sabes a quem Deus honra?

Deus respeita uma certa porção de pessoas. Deus honra algumas pessoas. Deus responde a oração de algumas pessoas. Quem? Isaías 66:2 diz quem Ele respeita. Isaías 66:2 “Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o SENHOR, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra.” Essa é a pessoa que Deus vai respeitar, que Deus vai honrar, que Deus vai responder.

Quem é a pessoa abatida de espírito? Quem é a pessoa que se abate? É a pessoa que diz: “Senhor, eu não sou nada na carne. Eu sou o que sou pela Tua Graça. A minha suficiência vem de Ti.” Deus disse que para esse tipo de pessoa Ele olha. Ele olha para aquela pessoa que, quando ouve a Palavra, treme, respeita a Palavra, segue a Palavra.

Tu pensas que Deus atende, respeita e honra ao turista espiritual, que vai à Igreja de vez em quando, quando lhe apetece? Ou tu pensas que Deus atende, respeita e honra a borboleta espiritual, que anda de um lado para o outro, que vai um dia para uma Igreja, no outro dia para outra Igreja? Ou tu pensas que Deus atende, respeita e honra ao camaleão, que muda de cor. Quando está com espírita, vira espírita. Quando está com o mundo, vira mundo. Quando está na Igreja, finge também? Tu pensas que Deus atende a essas pessoas?

A pessoa que aceita mau testemunho, falsidades, se mete com um e com outros, que gasta tempo no telefone ouvindo e falando mal de um e de outro. Tu pensas que Deus aceita isso? A pessoa, às vezes, vai à Igreja mais por um desencargo de consciência, porque ela sabe que não tem nada a ver com Deus, enquanto ela não tem uma conversão legítima.

Como pode um indivíduo dizer-se de Deus, depois de mentir para a esposa? Como pode dizer que uma mulher é nascida de Deus, se ela mente para o marido e esconde coisas em casa? Como uma pessoa pode dizer que é de Deus se ela vive mentindo e querendo mal aos outros?

Há pessoas que, se está chovendo, não vão à Igreja. Há pessoas que, se está jogando o time de futebol, não querem nem saber de Deus. Se jogar o Brasil, acabou a Igreja. Isso é cristianismo? Tu achas que Deus te honra assim? Tu achas que Deus te respeita?

Então, quem é a pessoa de espírito contrito? Quem é a pessoa de coração quebrantado? A pessoa que fala mal dos outros? Jesus disse: “Tu queres ser cristão? Toma a tua cruz, menino! Segue-Me em obediência.” Amado, cristianismo é tu abdicares de algumas coisas do mundo. A Bíblia diz que quem é amigo de Deus não pode ser amigo do mundo. Como uma pessoa pode ser um pregador e ser um fornicador? Como a pessoa pode ser um louvador e não estar em santificação?

Não aceites o aborto. Não aceites o homossexualismo. Não aceites o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Não deixes ódios, ressentimentos, inimizades. Diz sim para Deus! Deus vingará as nações. Deus punirá os iníquos, mas Deus honrará os santos. A honra de Deus só é para os santos. A honra de Deus só é para os filhos. Não tenhas medo do teu futuro.

Diz Deuteronômio 33:27 “O Deus eterno é a tua habitação e, por baixo de ti, estende os braços eternos; ele expulsou o inimigo de diante de ti e disse: Destrói-o.”

Esse inimigo tem tentado impedir a chegada de dinheiro às tuas mãos. Esse inimigo luta para a Igreja não evangelizar o mundo.

Hoje, tu podes proclamar a tua prosperidade. Deus não nos deu espírito de covardia. Deus nos deu espírito de poder, amor e moderação. Ele disse que nunca nos abandonará. Ele é o nosso refúgio. O nosso escudo. Ele disse para nós lançarmos sobre Ele a nossa ansiedade porque Ele cuida de nós.

Sê quebrado tudo aquilo que se interpôs na tua vida, para que a prosperidade não venha a ti! Agora, tal qual como Jabez fez, tu passarás a viver uma vida sem limites. Tu terás restauração de todas as coisas que te foram tiradas. Algo novo está acontecendo. Algo especial. Por fé! Nada é impossível. O Senhor Jesus disse: Há provisão financeira. Há provisão ilimitada. Há saúde. Há força. Há coragem.

A bênção sem medida esteja sobre ti. A bênção além do teu pensamento esteja sobre a tua vida. A bênção do infinitamente mais esteja sobre a tua vida!

Eu proclamo, como profeta: A abundância de Abraão, de Isaque, e de Jacó! A vitória! O fim da falência, da quebra! A tua casa própria, os teus negócios, a restituição! Eu proclamo a bênção de Deus sobre a vida da Igreja, em Nome de Jesus. E o povo de Deus diga: Amém!

Que o Senhor alargue as tuas fronteiras, amado. Que o Senhor te abençoe em tudo. Que o Senhor te livre do pecado para que não te sobrevenha aflições. Em Nome de Jesus, está proclamada a bênção. A bênção de Abraão, de Isaque e de Jacó sobre as nossas vidas, em Nome de Jesus. E o povo de Deus diga: Amém!

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!