Absoluta Vitória

Absoluta Vitória

Filigrana: “Não és tu que tens que temer o diabo, é ele que tem que ter medo de ti! Tu és a imagem e a semelhança de Deus!”

Texto: Hebreus 2:14-15 “Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida”.

Amado irmão, santo e precioso de Deus, meu filhinho na fé!

Hoje, começamos a primeira de uma série sobre o tema: ABSOLUTA VITÓRIA. O tema da vitória é o tema deste momento, e gera a Palavra do momento, a Expectativa do momento, a Voz de Deus do momento! Durante estes dias, vamos estudar este tema em diferentes aspectos da vida.

Acabamos de ler um texto que nos mostra que Jesus já derrotou o inimigo. E eu começo com uma afirmação importante: para um cristão viver em vitória, precisa não só saber que Jesus já derrotou o inimigo, mas acreditar, confessar, agir de acordo com este fato! O desconhecimento desta verdade tem feito Deus de mentiroso, mas a Bíblia afirma que ele atua nos filhos da desobediência, e não nos filhos de Deus!

Num dos seus livros, o grande reformador Martinho Lutero conta que,  um dia, o inimigo quis intimidá-lo e se manifestou no quarto dele, onde ele estava deitado, e ele viu uma figura, como se fosse o diabo, nos pés da cama. Então, Lutero falou: “Você, quem é? Ele disse: eu sou o diabo! Ah! Você é o diabo? Ora, deixe-me dormir!” E continuou dormindo. Esta postura de Martinho Lutero é a minha oração nesta maratona. E esta é a palavra do momento: Jesus é a nossa vitória! O inimigo já foi derrotado!

Analisemos o que diz o vs. 14: “…para que, por sua morte, destruísse…” Vamos entender esta palavra “destruísse”. Destruir vem do grego, e a palavra original grega é KATARGEO, que significa anular, deixar inativo, abolir. Então, Jesus ‘katargeo’ o diabo. Ele, por sua morte e ressurreição, aboliu qualquer força do inimigo! E para sempre!

Jesus anulou o poder do inimigo sobre aqueles que nasceram de novo. O salvo sabe que nem a morte lhe gera dano. Veja o que diz João 5:24 “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”. Logo, se o véu negro da morte se abrir, do outro lado está Jesus!

Vê o que diz João 8:34-36 “Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres“. Somos livres das afrontas do diabo, da possibilidade dele entrar na nossa vida, de ser possuído por ele.

Olha o que diz I João 3:8 “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.” Quais são as obras do diabo? Ele Rouba, mente e destrói. Essas obras não têm mais efeito na tua vida! Jesus veio para destruir as obras do diabo.

Vejamos o vs. 9 “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.” O nascido de Deus tem a semente divina, e onde está a semente de Deus o diabo não entra. A tua vida é preciosa demais para ser instrumento da mentira. Preciosa demais!!!

Muitas vezes, as pessoas falam mais do inimigo do que falam de Jesus. Para viveres uma vida em vitória, não dês qualquer espaço para as mentiras do diabo. Tua vida é para glorificar a Deus! É para reconhecer o Todo-Poderoso, o nome que está sobre todo o nome! Nós não ‘vamos ter vitória’, já somos vitoriosos! A vitória já foi consumada na cruz do calvário!

Vê o que diz João 8:32 “… e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. O que é a verdade? A verdade é o que nos convém saber, porque de mentiras o mundo já está farto. A única coisa que nos liberta da mentira é a verdade, e a verdade é a Graça de Deus, a sã doutrina que arranca os grilhões, quebra as algemas, tira o véu dos nossos olhos espirituais!

Irmão, a nossa vitória começou em Gêneses 3:14-15 “Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida. Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

Jesus foi ferido no calcanhar, ou seja, apesar da morte, veio a ressurreição. A cabeça do diabo foi atingida por Jesus na cruz do calvário, em Jerusalém, onde ele foi katargeo, destruído. O inimigo achou que a cruz do calvário seria o fim de Deus, o fim de Jesus, mas é ali que começa toda a história dos salvos. Ali, começa a história da nossa igreja, a verdade de Deus, a nossa vitória! Crê nisso, ou a tua vida não vai para frente!

Somos chamados para receber eterna herança. Somos a igreja dos primogênitos arrolados nos céus, espíritos justos e aperfeiçoados, irmãos! Vê o que diz Hebreus 12:22-23 “Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembléia e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados.”

Olha o que disse Paulo em Hebreus 13:9 “Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça e não com alimentos, pois nunca tiveram proveito os que com isto se preocuparam.” O que vale é o coração confirmado com  graça.  Quem tem a graça no coração não aceita as mentiras do diabo.

O inimigo é um mentiroso e vai continuar enganando. Vejamos o que diz João 8:44 “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”. O inimigo é pai da mentira. Tudo que está fora da Bíblia é mentira, a verdade está na Palavra. ‘Posso todas as coisas naquele que me fortalece.’ Isto é verdade!!!

O salvo é um com Jesus! Olha o que diz I Coríntios 6:17 “Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele”. A vitória de Jesus é a nossa vitória. O inimigo foi desarmado. Ele foi katargeo. Jesus venceu, por isso sou vencedor. É vital para a vida espiritual a compreensão destas verdades.

Apocalipse 1:18 “… e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno”. A maioria pensa que quem manda é o diabo. ‘Ah, porque o diabo matou, o diabo mandou…’ Não! Quem tem a chave da morte e do inferno é Jesus. Quem tem o comando absoluto de todos os níveis espirituais é o nosso Deus, irmãos!

Vê o que diz Tiago 4:7 “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. Como é que resisto às mentiras do diabo? Acreditando na verdade. Não és tu que tens que temer o diabo, é ele que tem que ter medo de ti! Tu és a imagem e a semelhança de Deus!

Efésios 4:26-32 “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou”.

Há pessoas que se iram e pecam. Deitam-se irados, acordam irados… E a ira, tu sabes, é fruto da carne. Não entristeças o Espírito de Deus, pois foste selado para o dia da redenção. Quando tu acreditas nas mentiras do inimigo, estás entristecendo o Espírito Santo de Deus. Cristo é o Sol da Justiça! Que Este Sol ilumine agora a tua mente, o teu coração, para compreenderes a herança e a esperança dos santos. Ele é o nosso socorro, irmãos! Ele é o nosso guia, nossa segurança! Não há lugar na nossa vida para o inimigo. Somos propriedades exclusivas de Deus! Somos família de Deus!

Efésios 6:16 “… embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.” Quando um dardo começar a te dizer: ‘Tu vais morrer!’, apaga este dardo com a tua fé, com a tua confissão: ‘EU CREIO QUE JESUS JÁ ME DEU A VITÓRIA!!’

Vê o que diz I João 5:18 “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.” Quem está dizendo isto é a Verdade. A Verdade é libertadora. I João 4:4 “Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” Habitua-te a dizer esta verdade: ‘Eu sou de Deus!’ Maior é aquele que está em nós do que aquele que está neste mundo, meu irmão!

Apocalipse 12:11 “Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.” Eles o venceram! Já vencemos, irmãos! Não por causa de credos, de filosofias, mas pelo Cristo maior que está em nós. Recebe, pois, a vitória contra a fraqueza, a depressão, a droga, o álcool, as doenças, a miséria! Esta é a palavra do momento para a tua vida! Jesus já te deu a vitória! O inimigo não tem direito sobre ti, a tua vida espiritual, a tua família, o teu trabalho, os teus estudos, os teus sonhos, os teus objetivos. TODO PODER DO MAL JÁ FOI DESTRUÍDO!!!

E eu termino, dizendo: EMBRAÇA o escudo da fé! Diz: ‘Maior é o que está em mim que aquele que está neste mundo!!!’ Celebra a tua vitória, mesmo que te chamem de ridículo, de fanático! Diz ao mundo: ‘EU ESTOU EM ABSOLUTA VITÓRIA!!!’ GLÓRIA A DEUS!!! AMÉM!!!